Notícias

ATIVIDADES DO STUPA

Em Lisboa:

Ensinamentos com Khenchen Pema Sherab Rinpoche

Dias 9 a 15 de Agosto na Av. 5 de Outubro, 295, Lisboa.

Programa:

9.30 – 12.00 – Ensinamento com Khenchen Pema Sherab Rinpoche: “A Sabedoria na Via dos Bodhisattvas”.
14.30 – 17.00 – Revisão com Wulstan Fletcher.

NOTA: Pedimos a todos os participantes para estarem presentes na Sala meia hora antes do início da sessão. Os participantes poderão sentar-se em cadeiras ou no chão. Pedimos a todos os que se queiram sentar no chão, o favor de trazer apenas uma almofada e o mínimo de acessórios possível.

Bilheteira:

Horário de Abertura: 9.00

NOTAS: Podem ser adquiridos Passes de 7 dias e Bilhetes diários no local do evento

Tradução:

Os Ensinamentos serão proferidos em Tibetano.

Tradução simultânea em Português e, se necessário, para Francês – via rádio FM (Sinal Restrito). Qualquer rádio (ou smartphone com essa função) pode ser utilizado para a recepção do sinal FM com a tradução portuguesa. Como tal, solicitamos a todos os participantes que desejem tradução, o favor de trazerem o vosso próprio rádio FM de bolso (de tipo normal).

11 de Agosto| 18h00 | Práticas do Buda Shakyamuni

Nesta sessão vai ser feita a prática “A Lamparina de Jóias Preciosas” Sadhana do Buda e dos Dezasseis Arhats, que foi escrita por Dudjon Rinpoche, um dos maiores mestres tibetanos do século passado.

Os Dezasseis Arhats ou Sthaviras foram discípulos que o Buda Shakyamuni seleccionou pessoalmente e lhes pediu que permanecessem no mundo para proteger os Seus Ensinamentos enquanto os seres fossem capazes de serem beneficiados por estes. Os dezasseis discípulos fizeram então esse voto no momento do parinirvana do Buda Shakyamuni e até o próximo Buda, Maitreya aparecer.

Esta prática combina shamata e vipashana e inclui orações de homenagem, oferendas, recitação e meditação. É dito que visualizar o Buda Shakyamuni rodeado pelos Dezasseis Arhats e a assembleia de Bodhisattvas gera grande mérito e desenvolve rapidamente a compreensão dos ensinamentos do Buda.

GRUPO DE MEDITAÇÂO SHAMATA:  ​
​Dia: Todas as​ Terças-feiras, das 19h30-20h30

Local: Avª 5 de Outubro, 122, 8º Esq, Lisboa

http://www.uniaobudista.pt/index.php/atividades/46-pratica-de-shamata

Em Malhão, Salir, Algarve:

Dias de Tsok durante o mês de Julho nos dias de Guru Rinpoche e  Dakinis. As 17:00.

Decorrerão no Stupa do Malhão, Templo Hunkara, nos dias de lua cheia e lua nova, na oração da tarde incuirá a pratica da Sadana de Buda Shakyamuni.
Diariamente, são também organizadas sessões de prática conjunta no Templo, realizando-se a oração da manhã às 7:00 e a Oração da tarde às 19:00.

NOTÍCIAS:

Visita de Pema Wngyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Rangdrul Rinpoche no dia 12 de Junho ao STUPA no Malhão.

 

IMG_1541

Entevista com Tulku Pema Wangyal Rinpoche – Junho 2016

É com grande prazer que divulgamos a entrevista concedida por Tulku Pema Wangyal Rinpoche ao programa “A Fé dos Homens”, no decorrer da 1ª Visita a Portugal de S.S. Sakya Trizin.

A entrevista encontra-se disponível através do link:

http://www.rtp.pt/play/p50/e254169/a-fe-dos-homens

 

mlh6

 

  • RETIRO DE MEDITAÇÂO SHAMATA EM SETÚBAL

O Retiro Shamata terá lugar em Setubal, com Jigme Khyentse Rinpoche e Pema Wangyal Rinpoche, dos dias 20 a 24 de Maio de 2017, das 09:30 às 17h00, no Hotel do Sado, na cidade de Setúbal.

  • 1ª VISITA A PORTUGAL DE SUA  SANTIDADE  SAKYA RATNA VAJRA RINPOCHE

Conferência:

– dia de 5 de Junho, às 19:00, no Hotel VIP Executive Villa Ricca Hotel, Avª 5 de Outubro, 295, Lisboa.

Ensinamentos e Iniciação:

– dias 6 e 7 de Junho, das 9:30 às 17:30, no Hotel VIP Executive Villa Ricca Hotel, Avª 5 de Outubro, 295, Lisboa.

Este retiro será aberto a todos os participantes que desejam fazer parte do Grupo Retiro de Meditação Shamata.
Inscrição através do  Email: office@krfportugal.org

HASTEAR DE BANDEIRAS  DE ORAÇÃO PELA PAZ:

No dia 27 de Fevereiro 2017, no Stupa, Malhão, foram hasteadas bandeiras de oração para a paz no Mundo e felicidade de todos os seres. Regozijemos-nos e teremos igual mérito.

FA

ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NA MESQUITA DE LISBOA

O STUPA- Asssociação Para a Paz no Mundo, fez-se representar na Mesquita de Lisboa, no encontro inter-religioso “Uma oração em memória das vítimas do recente atentado em Paris”, realizado no dia 22 de Novembro de 2015, pelas 12H45, pela Comunidade Islâmica de Lisboa.

12289505_1131602343518980_6597172360422418625_n

O STUPA NA “ORAÇÃO PELA PAZ EM NOME  DAS CRIANÇAS”

O Stupa – Associação para a Paz no Mundo, participou no dia 21 de Novembro 2015, no encontro inter-religioso “Oração pela Paz em Nome das Crianças”. Foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, que juntou, diversas confissões religiosas. O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins foi o anfitrião deste encontro, onde foram focados os direitos das crianças.

12289505_1131602343518980_6597172360422418625_n

ORAÇÂO E LAMPARINAS PARA A PAZ NO MUNDO
O STUPA – Associação Para a Paz no Mundo, levou a efeito no passado domingo dia 15 de Novembro de 2015, junto ao Stupa no Malhão, um encontro de pessoas que fizeram circunvalações e orações para a paz no mundo bem como em memória das vítimas do recente atentado em Paris. Foram acesas no local 300 lamparinas e dedicadas para a Paz no mundo e vítimas dos atentados.

S1

GRUPO DE MEDITAÇÂO SHAMATA DO STUPA NA UNIÂO BUDISTA PORTUGUESA
O STUPA – Associação Para a Paz no Mundo, convidou no dia no passado domingo dia 11 de Novembro de 2015, o Monge Gelong Ngawang Jigdrel a orientar o grupo da prática de meditação Shamata na União Budista Portuguesa.

B8

O STUPA NAS JORNADAS INTER-RELIGIOSA PARA A INCLUSÃO SOCIAL
No dia 24 de Outubro de 2015 o STUPA interviu no encontro Inter-religioso “O papel das religiões na luta contra a pobreza”,
com a participação de SHEIKH DAVID MUNIR (Líder da Mesquita Central de Lisboa), FERNANDO FONSECA (Ordem dos Frades Menores), FERNANDO SANTOS (União Budista Portuguesa), VASCO LANÇA (Associação Fung Loy Kok Taoísmo de Portugal).
Stp5

 

RINZIG LA VISITA O STUPA
– No dia 23 de Outubro de 2015, Rinzig La, deslocou-se ao Stupa do Malhão. Fez oferenda de lamparinas, bem como práticas no Stupa e no Templo no Malhão. Recebeu todas as pessoas em retiro no Stupa ou que ali se deslocam para praticar.

R-47

RANGDROUL RINPOCHE VISITA O STUPA
– No dia 13 e 14 de Setembro de 2015, Rangdroul Rinpoche, deslocou-se ao Stupa do Malhão onde pernoitou. Rinpoche orientou no dia 13 cerimonia de Tsok no dia dde Guru Rinpoche no Templo no Malhão. No dia 14 Rinpoche procedeu à colocação no Templo de Kharindzong de varias estatuas de Buda por ele oferecidas.

IMG_20150923_174545

PROJECTO DA CONSTRUÇÃO DE 108 STUPAS em Dordogne, França.
– Oito grandes stupas estão a ser colocados em torno do presente stupa principal de Chanteloube, o lugar onde são realizadas os tradicionais retiros de três anos. Estes Stupas centrais serão rodeados por um muro com 108 pequenos stupas nichos, cada um contendo relíquias, orações e um nicho como uma estátua de Buda.
Tulku Pema Wangyal Rinpoche espera que o maior número possível de pessoas possa estar envolvido apoiando está construção. Apoiar a construção de Stupas é uma fonte de benefício imensurável. Diz-se que o mérito resultante da construção de um stupa é igual ao número de átomos contidos em cada stupa, e que este valor irá durar enquanto a stupa ali permanecer.
stp fr
Para mais informações sobre como apoiar este projeto e compartilhar o mérito, por favor contacte-nos ou a equipe Songtsen-Chanteloube:Email: chanteloube@wanadoo.fr

PEMA WANGYAL RINPOCHE VISITOU O STUPA
No dia 22 de Outubro de 2014, Taklung Tsetrul Pema Wagyal Rinpoche, deslocou-se ao Stupa do Malhão. Fez oferenda de lamparinas, bem como práticas no Stupa e no Templo no Malhão.
Rinpoche visitou o quarto de Rangdrol Rinpoche no moinho, bem como verificou os trabalhos da reparação do telhado da cozinha, sala de refeições e dos novos quartos para retiro.

mlh6

 Visita de Rinpoche  ao Stupa do Malhão em 22 de Outubro

Tepl2

Tsok no Templo Hunkara, Malhão

 

Actividades: Para cumprimento dos seus objectivos, a STUPA iniciou a sua actividade em 31 de Outubro de 2012, trazendo à propriedade do Malhão para ensinar e orientar as sessões de práticas de orações, os seus mestres mentores – Tulku Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Rangdröl Rinpoche.

 

templo

 

Diariamente organizam-se sessões de prática conjunta no Templo, a oração da manhã e a oração da noite, bem como nos dias 10 e 25 de cada mês do calendário lunar tibetano, realizam-se cerimonias religiosas designadas por “Tsok”.

Em 2012, procurámos proporcionar condições aos praticantes para a prática de retiros solitários, recuperando casas e equipamentos existentes na propriedade do Malhão.

No inicio do novo ano tibetano e de acordo com a tradição, foram hasteadas bandeiras de orações tibetanas junto ao Stupa na propriedade do Malhão.

Ver artigo do Stupa em:

http://caboacabo.blogspot.pt/2013/01/o-tibet-no-alto-do-malhao.html

 

fotografia4

 

 

*/