Notícias

RETIROS DE SHAMATA EM PORTUGAL COM JIGME KHYENTSE RINPOCHE

Os retiros decorrerão no Centro de Retiros Kangyur Rinpoche, em Monchique, entre 15 e 19 de Outubro.

Opções para os retiros:

Opção A: 15-16 de Outubro (dois dias)

Opção B: 15-19 de Outubro (cinco dias)

Alojamentos:

Uma vez que o Centro de Retiros Kangyur Rinpoche não tem possibilidade de alojar os participantes, pedimos que os interessados contactem directamente hotéis ou outros alojamentos.

Inscrições:

O programa, formulários para inscrição online e mais informação estarão disponíveis em Agosto.

 

VISITA DE S.S. SAKYA TRICHEN À STUPA

Em agosto de 2019, S.S. Sakya Trichen  visitou a Stupa. Sua Santidade almoçou em Kadinsan, a convite de Jigme Khyentse Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche e Rangrol Rinpoche. Depois, abençoou o Templo em Kadinsan, a Stupa e o Centro de Retiros.

ENTREVISTA COM TULKU PEMA WANGYAL RINPOCHE (JUNHO DE 2016)

É com grande prazer que divulgamos a entrevista concedida por Tulku Pema Wangyal Rinpoche ao programa A Fé dos Homens, no decorrer da primeira visita a Portugal de S.S. Sakya Trizin.

A entrevista encontra-se disponível aqui: http://www.rtp.pt/play/p50/e254169/a-fe-dos-homens

 

ENCONTRO INTER-RELIGIOSO NA MESQUITA DE LISBOA

A STUPA – Associação para a Paz no Mundo, fez-se representar na Mesquita de Lisboa, no encontro inter-religioso subordinado ao tema «Uma oração em memória das vítimas do recente atentado em Paris», realizado no dia 22 de Novembro de 2015, organizado pela Comunidade Islâmica de Lisboa.

12289505_1131602343518980_6597172360422418625_n

 

A STUPA NA «ORAÇÃO PELA PAZ EM NOME  DAS CRIANÇAS»

A Stupa – Associação para a Paz no Mundo, participou, no dia 21 de Novembro de 2015, no encontro inter-religioso subordinado ao tema «Oração pela Paz em nome das Crianças». Foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, que juntou diversas confissões religiosas. O presidente da Câmara Municipal de Odivelas Hugo Martins foi o anfitrião deste encontro, em que se focaram os direitos das crianças.

12289505_1131602343518980_6597172360422418625_n

 

ORAÇÃO E LAMPARINAS PARA A PAZ NO MUNDO

A STUPA – Associação para a Paz no Mundo, levou a efeito no dia 15 de Novembro de 2015, junto à Stupa no Malhão, um encontro de pessoas que fizeram circunvalações e orações para a paz no mundo, bem como em memória das vítimas do recente atentado em Paris. Foram acesas no local 300 lamparinas e dedicadas para a Paz no mundo e vítimas dos atentados.

S1

 

GRUPO DE MEDITAÇÃO SHAMATA DA STUPA NA UNIÃO BUDISTA PORTUGUESA

A STUPA – Associação para a Paz no Mundo, convidou no dia 11 de Novembro de 2015, o monge Gelong Ngawang Jigdrel a orientar o grupo da prática de meditação Shamata na União Budista Portuguesa.

B8

 

A STUPA NAS JORNADAS INTER-RELIGIOSA PARA A INCLUSÃO SOCIAL

No dia 24 de Outubro de 2015, a STUPA interveio no encontro inter-religioso subordinado ao tema «O papel das religiões na luta contra a pobreza», com a participação do xeque David Munir (dirigente da Mesquita Central de Lisboa), Fernando Fonseca  (Ordem dos Frades Menores), Fernando Santos (União Budista Portuguesa), Vasco Lança (Associação Fung Loy Kok Taoísmo de Portugal).
Stp5

 

RINZIG LA VISITA A STUPA

No dia 23 de Outubro de 2015, Rinzig La deslocou-se à Stupa do Malhão. Fez oferenda de lamparinas, bem como a oferta de práticas na Stupa e no Templo no Malhão. Recebeu todas as pessoas em retiro na Stupa ou que ali se deslocam para praticar.

R-47

 

RANGDROUL RINPOCHE VISITA A STUPA

No dia 13 e 14 de Setembro de 2015, Rangdroul Rinpoche deslocou-se à Stupa do Malhão, onde pernoitou. O Rinpoche orientou no dia 13 uma cerimónia de Tsok, dia de Guru Rinpoche, no Templo no Malhão. No dia 14, o Rinpoche procedeu à colocação no Templo de Kharindzong de várias estátuas de Buda por ele oferecidas.

IMG_20150923_174545

 

PROJECTO DA CONSTRUÇÃO DE 108 STUPAS EM FRANÇA

Oito grandes Stupas estão a ser colocadas em torno da actual Stupa principal de Chanteloube, o lugar onde são realizadas os tradicionais retiros de três anos. Estas Stupas centrais serão rodeadas por um muro com 108 pequenas Stupas-nichos, cada uma com relíquias, orações e um nicho como uma estátua de Buda.

Tulku Pema Wangyal Rinpoche espera que o maior número possível de pessoas possa estar envolvido, apoiando está construção. Apoiar a construção de Stupas é uma fonte de benefício imensurável. Diz-se que o mérito resultante da construção de uma stupa é igual ao número de átomos contidos em cada stupa, e que este valor irá durar enquanto a stupa ali permanecer.
stp fr
Para mais informações sobre como apoiar este projeto e compartilhar o mérito, por favor contacte-nos ou a equipe Songtsen-Chanteloube:Email: chanteloube@wanadoo.fr

 

PEMA WANGYAL RINPOCHE VISITOU A STUPA

No dia 22 de Outubro de 2014, Taklung Tsetrul Pema Wagyal Rinpoche deslocou-se à Stupa do Malhão. Fez oferenda de lamparinas, bem como práticas na Stupa e no Templo no Malhão.
Rinpoche visitou o quarto de Rangdrol Rinpoche no moinho, bem como verificou os trabalhos da reparação do telhado da cozinha, sala de refeições e dos novos quartos para retiro.

mlh6

 Visita de Rinpoche à Stupa do Malhão, 22 de Outubro de 2014

Tepl2

Tsok no Templo Hunkara, Malhão

 

INÍCIO  DE ACTIVIDADES

A STUPA – Associação para a Paz no Mundo  iniciou a sua actividade em 31 de Outubro de 2012, trazendo à propriedade do Malhão para ensinar e orientar as sessões de práticas de orações, os seus mestres mentores, Tulku Pema Wangyal Rinpoche, Jigme Khyentse Rinpoche e Rangdröl Rinpoche.

templo

 

Diariamente, organizam-se sessões de prática conjunta no Templo, a oração da manhã e a oração da noite. Nos dias 10 e 25 de cada mês do calendário lunar tibetano realizam-se cerimónias religiosas designadas por «Tsok».

Em 2012, procurámos proporcionar condições aos praticantes para a prática de retiros solitários, recuperando casas e equipamentos existentes na propriedade do Malhão.

No início do novo ano tibetano, e de acordo com a tradição, foram hasteadas bandeiras de orações tibetanas junto à Stupa na propriedade do Malhão.

Ver artigo sobre a Stupa em:

http://caboacabo.blogspot.pt/2013/01/o-tibet-no-alto-do-malhao.html

 

fotografia4