O Stupa

STUPA – o Monumento

O STUPA é um monumento, da tradição budista, que representa a mente de todos os seres iluminados – Budas.

A sua construção obedece a uma série muito rigorosa de técnicas e sabedoria da cultura milenar do budismo tibetano.

O local escolhido para este Stupa teve em conta os princípios da geomancia, foi consagrado por S.S. Kyabje Trulshik Rinpoche e a sua construção foi orientada e acompanhada por Pema Wangyal Rinpoche, Rigdzin Pema Rinpoche  e Jetsün Yangchen-la.

Foi consagrado por Jigme Khyentse Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche, Rangdröl Rinpoche e por Jetsün Yangchenla em 24 de Outubro de 2008.

 O Stupa é um símbolo do potencial que cada um tem para alcançar a iluminação.

 

20130430_131510

O Stupa monumento, contém no seu interior milhares de orações, relíquias de Budas, estátuas, incenso e muitas outras substâncias raras e preciosas e inúmeras oferendas.

Tem o poder de restaurar no seu ambiente circundante a energia da Terra, de ajudar a equilibrar os seus elementos, de prevenir os desastres naturais e ambientais, de promover a paz, a felicidade, a saúde e a prosperidade.

Como tal é fonte de energia positiva, paz, prosperidade e harmonia entre os seres e a natureza.

 Assim, visitar este monumento e caminhar à sua volta – fazendo a kora (tib.) – no sentido dos ponteiros do relógio com uma atitude positiva cria enormes benefícios, tais como:

– apaziguar ódios, conflitos e guerras;

– evitar e curar epidemias e doenças;

– saciar a fome e aumentar a produtividade;

– aumentar a fortuna e a virtude;

– acalmar o espírito, a mente, desenvolver o bem estar e o bom coração.

 

 STP1STP2STP3

 

 

História

A construção de um stupa – simbolo da mente ilimitada de um ser iluminado – recua no tempo até ao próprio Buda Shakyamuni, que incentivou os seus discípulos a construírem este tipo de monumento em locais auspiciosos, tais como os locais do nascimento, iluminação, do primeiro ensinamento, morte ou parinirvana do próprio Buda.

Ensinou que, fazer praticas espirituais na presença de stupas, teria o mesmo efeito que fazer oferendas ao próprio Buda, e por isso o poder de qualquer pratica na presença de um stupa seria amplificado.

É certo que um stupa construído em locais abençoados como estes, aumenta de uma forma ilimitada o poder espiritual e providencia enormes benefícios para todos que o visitem.

 

 

.

 

*/