O monumento em Portugal

A stupa é um monumento da tradição budista que representa a mente de todos os seres iluminados – os Budas.

A sua construção obedece a uma série muito rigorosa de técnicas e sabedoria da cultura milenar do budismo tibetano.

O local escolhido para esta stupa teve em conta princípios da geomancia. Foi consagrado por S.S. Kyabje Trulshik Rinpoche e a sua construção foi orientada e acompanhada por Pema Wangyal Rinpoche, Rigdzin Pema Rinpoche  e Jetsün Yangchen-la.

Foi consagrada por Jigme Khyentse Rinpoche, Pema Wangyal Rinpoche, Rangdröl Rinpoche e por Jetsün Yangchenla em 24 de Outubro de 2008.

 A stupa é um símbolo do potencial que cada um tem para alcançar a iluminação.

 

20130430_131510

A stupa contém no seu interior milhares de orações, relíquias de Budas, estátuas, incenso e muitas outras substâncias raras e preciosas e inúmeras oferendas.

Tem o poder de restaurar no seu ambiente circundante a energia da Terra, de ajudar a equilibrar os seus elementos, de prevenir os desastres naturais e ambientais, de promover a paz, a felicidade, a saúde e a prosperidade.

Como tal, é fonte de energia positiva, paz, prosperidade e harmonia entre os seres e a natureza.

Assim, visitar este monumento e caminhar à sua volta – fazendo a kora (da tradição tibetana) – no sentido dos ponteiros do relógio com uma atitude positiva cria enormes benefícios, tais como:

– apaziguamento de ódios, conflitos e guerras;

– evitamento e cura de epidemias e doenças;

– saciamento da fome e aumento a produtividade;

– aumento da fortuna e da virtude;

– calma do espírito e da mente e desenvolvimento do bem-estar e do bom coração.

 

 STP1STP2STP3

 

 

Uma breve história das stupas

A construção de uma stupa – símbolo da mente ilimitada de um ser iluminado – recua no tempo até ao próprio Buda Shakyamuni, que incentivou os seus discípulos a construírem este tipo de monumento em locais auspiciosos, tais como os locais do nascimento, iluminação, do primeiro ensinamento, morte ou parinirvana do próprio Buda.

O Buda Shakyamuni ensinou que desenvolver práticas espirituais na presença de stupas teria o mesmo efeito que fazer oferendas ao próprio Buda, e por isso o poder de qualquer prática na presença de uma stupa seria amplificado.

É certo que uma stupa construída em locais abençoados como estes aumenta de forma ilimitada o poder espiritual e providencia enormes benefícios para todos os que a visitem.


.