Kyabje Trulshik Rinpoche
(1924-2011)

O mestre cuja enorme bonKyabje Trulshik Rinpochedade recordamos com tanta gratidão, Kyabje Trulshik Rinpoche foi um dos últimos grandes mestres a completar um vasto e extenso estudo, treino e prática da tradição budista tibetana no extraordinário ambiente cultural do Tibete antes da invasão pelo regime comunista chinês. Discípulo próximo de alguns dos maiores praticantes budistas do século, incluindo Dilgo Khyentse Rinpoche e Dudjom Rinpoche, foi um dos respeitados professores de Sua Santidade o Dalai-Lama, detentor de uma importante linhagem monástica e herdeiro de muitas instruções e transmissões preciosas.


Jigme Khyentse Rinpoche
(
n. 1963)

Filho mais novo de Kyabje Kangyur Rinpoche. Passou a infância em Darjeeling com os pais. Após o falecimento de Kyabje Kangyur Rinpoche, ficou muito tempo próximo de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche na Índia, no Nepal e no Butão, recebendo muitos ensinamentos preciosos.

Em 1980, veio para a Europa com a mãe e o resto da família.

Hoje, é requisitado incessantemente e ensina em todo o mundo. É responsável pelos projectos de tradução da Padmakara e supervisiona a tradução de textos de tibetano para inglês e francês.


Taklung Tsetrul Pema Wangyal Rinpoche
(
n. 1945)

Filho mais velho de Kyabje Kangyur Rinpoche. Nasceu em Rong Dakmar, no Tibete. Sob a orientação de Kyabje Kangyur Rinpoche, Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, Kyabje Dudjom Rinpoche e outros grandes mestres, Pema Wangyal Rinpoche estudou extensivamente e passou muitos anos em retiro.

Supervisiona toda a actividade da Stupa – Associação para a Paz no Mundo e das Fundações Kangyur Rinpoche há mais de três décadas, dando corpo à  visão de Kyabje Kangyur Rinpoche. Apesar de viver no Ocidente há quase quatro décadas, Pema Wangyal Rinpoche mantém uma actividade intensa de auxílio às comunidades tibetanas no exílio e viaja frequentemente para a Ásia para supervisionar projectos de desenvolvimento, educacionais e culturais.

Desenvolveu e orienta um reputado programa de retiros de três anos na Dordogne, em França, que são uma referência desde 1980. Em conjunto com Jigme Khyentse Rinpoche e Rangdröl Rinpoche, desenvolveu uma sequência de retiros paralelos em França e em Portugal, permitindo a praticantes sem condições para aderir ao tradicional programa de três anos a prossecução de um programa de ensinamentos específico.

É também responsável pela supervisão das traduções da Padmakara, bem como pela preservação e restauro de manuscritos antigos.


Rangdröl Rinpoche

Segundo filho de Kyabje Kangyur Rinpoche. Estudou inicialmente com Kangyur Rinpoche, após o que recebeu muitos ensinamentos raros de Kyabje Dilgo Khyentse Rinpoche, Kyabje Dudjom Rinpoche, SS o Dalai-Lama e SS Kyabje Trulshik Rinpoche.Rangdreul Rinpoché

Ensina regularmente nos retiros de três anos e, ocasionalmente, noutras circunstâncias. Orienta discípulos na sua prática espiritual, supervisiona também as actividades da Stupa – Associação para a Paz no Mundo e é um dos responsáveis do Mosteiro Orgyen Kunzang Chökhorling, em Darjeeling, na Índia.